Cidadania Online

Cidadania Online

Agência: Articulação Comunicação e Marketing

Cliente: Câmara Municipal de Ouro Preto

Título: Cidadania Online

Peças: Folder, placa, outdoor animado, anúncio, spot, banner para site

Data: junho de 2016

 

Problema: A Câmara Municipal de Ouro Preto desenvolve um importante programa de inclusão digital com objetivo de disponibilizar sinal de internet sem fio (Wi-Fi) de forma gratuita em alguns pontos estratégicos da cidade. Para divulgar a ampliação deste serviço para os distritos e bairros de Ouro Preto e informar à população sobre as facilidades de acesso ao serviço foi solicitada  a criação de uma campanha. A agência Articulação criou a campanha “Cidadania Online”, com peças on e off line a partir de um conceito que interage com o cidadão por meio de imagens e textos relacionados ao cotidiano do morador de Ouro Preto.

 

Proposta:

– Criação de uma marca para agregar nome e um símbolo de identificação do programa nas áreas de conexões de internet wi-fi.

– Criação de folder contendo as principais informações sobre o programa, inclusive os novos pontos de acesso a internet wi-fi.

– Veiculação da campanha em outdoor, rádio, site e anúncios em jornais locais.

– Criação de placas de identificação dos pontos onde wi-fi estará disponível.

– Criação de mascote para animação das peças.

 

Conceito Criativo:

 

Estação Internet Popular – Cidadania Online

 

Para divulgar ao público alvo o projeto que promove a inclusão social das pessoas  através  da tecnologia, a agência Articulação definiu o conceito “Cidadania Online”, evidenciando que o projeto foi pensado para atender às necessidades da população de Ouro Preto. 

O primeiro passo foi a criação de uma marca para o projeto, utilizando a ilustração de um sino de igreja, símbolo facilmente identificado na cidade de Ouro Preto, como o “start” de um sinal que se propaga, que vai adiante. Assim, a sensação de movimento e expansão fica representada de forma moderna e singela.

Para compor a marca, foram utilizadas duas fontes. Uma fonte manuscrita e a outra, conhecida como Aleijadinho, utilizada na assinatura, reforça o fato de ser “da terra”, um cidadão de Ouro Preto.

A marca foi aplicada em todas as peças da campanha, com destaque para a placas de identificação nos locais onde foi ampliado o acesso a internet gratuita.

 

Avaliação de resultados:

 

A campanha gerou resultados positivos uma vez que atingiu seu objetivo de comunicar à população  de forma simples e assertiva o trabalho da Câmara Municipal de levar cidadania online a quem precisa.

A criação de um mascote, desenhado a partir do Brasão do Legislativo, teve grande receptividade, pois relacionou um símbolo já presente no inconsciente popular com o programa oferecido.

O folder desempenhou um importante papel informativo ao destacar as localidades beneficiadas e as outras mídias, como outdoor e anúncio, cumpriram sua função de divulgar para o grande público, inclusive para os estudantes e turistas.

Categoria
case